Home Page

Art Nouveau

Emile Gallè

Louis Comfort Tiffany

Lalique

Alfons Mucha

Arts & Crafts

Pinturas

Gustav Klimt

Novidades

Pensamentos

Livro de Visitas

Links

Contatos

Multiarte

Gifs

+ Gifs

Fotos

**

**

Arts & Crafts

Movimento Arts & Crafts

Liderado pelo designer inglês William Morris (1834-1896), essa tendência artística da segunda metade do século XIX lutou para revitalizar o artesanato e as artes aplicadas durante uma época de crescente produção em série. O Arts & Crafts foi o principal precursor do estilo Art Nouveau.
Este movimento surgiu na Inglaterra e ia de encontro aos revivalismos formalistas e à imitação de modelos históricos pela produção industrial. O movimento de Arts & Crafts Inglês começou, em parte, devido à necessidade de fazer reviver um estilo nacional "English Art for England" que se manifestara através das influências medievais e góticas. Opunham-se ao ecletismo e tinham o objectivo de lutar contra o falso e renovar qualitativamente o artesanato. Surgem, assim, associações de artistas que defendem os fins sociais da arte e que se propõem trabalhar em conjunto a fim de encontrar meios de produção e apresentação de objectos originais executados manualmente.
A decoração geral dos interiores arquitectónicos assentava na ideia da Unidade das Artes. A total separação da Arte e da Industria devia-se, não só a preconceitos teóricos, que consideravam que técnica podia contaminar os elevados fins artísticos ou estéticos, mas também ao facto de ambas estarem ainda numa fase incipiente de ajustamento.
Esta fase oitocentista constituiu um ensaio que diz respeito ao início da problemática do design e, que deu os seus frutos já no séc. XX, com experiências bem sucedidas de ligação entre a arte e a industria (Deutsche Werkbund e Bauhaus).

PRINCIPAIS REPRESENTANTES

* John Ruskin (1819-1900)- Nasceu em Londres, a 8 de Fevereiro. Escritor Inglês e critico de arte. Era um reformador e uma influência dominante no gosto dos intelectuais do período vitoriano.
Ruskin é mais conhecido pelos seus estudos monumentais acerca da arquitectura e das suas implicações sociais e históricas.
Tinha uma grande paixão pela arte, pela literatura e por viagens.
A sua implicação neste movimento tem a ver com a difusão das suas ideias e da construção da teoria em que assenta. Ele defendia que uma arte mais virada para o campo e para a natureza seria muito melhor, tanto para o Homem como para a Natureza, e que esta teria menos implicações na paisagem e na nossa visão, visto ferir menos.

* William Morris (1834-96)
Designer inglês, escritor e socialista. O seu trabalho foi o ponto de partida para a fundação do Movimento Arts & Crafts, reunindo desenhos e projetos para papel de parede, tapetes, mobiliário e tipografia. Ele encorajou os métodos de produção artesanal em vez da industrial. Acreditava que as formas dos seus trabalhos deveriam ser retiradas da Natureza bem como seleccionadas e adaptadas às superfícies às quais eram destinadas. William Morris começou a desenhar tapetes em meados dos Anos 70. Entre os seus primeiros trabalhos encontramos "Poppy" e "Tulip and Lily".
Em 1861 Morris fundou uma firma de decoração que se tornou conhecida por todo o Mundo.O Movimento de Arts & Crafts ficou conhecido como um dos últimos bafejares de tradicionalismo numa época mesmo à beira do modernismo.


* O ARTS & CRAFTS é uma arte sóbria e equilibrada que se preocupa com as linhas da Natureza e com a inserção no meio.É uma arte que ficará pelas suas linhas inspiradoras de paz e porque não deixou morrer aquilo que de certo modo é o melhor que temos, a produção artesanal. Pecou porque não conseguiu conciliá-la com a produção industrial, mas abriu o caminho para que outros o fizessem.